O Laboratório de Educação do Campo e Estudos da Reforma Agrária — LECERA —, vinculado ao Centro de Ciências Agrárias da UFSC, foi fundado em 2006. Desenvolve ações de pesquisa, ensino e extensão, sobretudo na linha do conhecimento científico politicamente orientada para as populações fragilizadas socialmente.
Sua atuação privilegia os camponeses assentados pela Reforma Agrária com a finalidade precípua de viabilizar economicamente sua permanência no campo, o que nos vincula politicamente aos movimentos sociais do campo, notadamente o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
Sua linha de pesquisa científica envolve diversos campos do conhecimento das ciências agronômicas e sociais, balizados pela sustentabilidade econômica, social e ambiental na produção de alimentos saudáveis produzidos agroecologicamente.
A equipe multidisciplinar conta com a participação de graduandos, pós-graduandos, professores e técnicos.
Entre as linhas de trabalho do LECERA, destacam-se como principais:
- Coordenação de Curso de Especialização em Agroecologia, parceria INCRA/UFSC.
- Apoio à coordenação do Curso de Mestrado Profissional em Agroecossistemas, parceria INCRA/UFSC/CNPQ.
- Agricultura Urbana e Periurbana da Região Metropolitana de Joinville/SC, convênio UFSC/MDS.
- Produção de Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares para Agricultoras Assentadas da Região do Planalto Norte/Litoral Norte de Santa Catarina.
- Produção de Biofertilizantes em assentamentos de reforma agrária na Região do Planalto Norte/Litoral Norte de Santa Catarina.
- Inúmeros cursos de capacitação em Planejamento, Gestão de Atividades Econômicas, tendo mais de 20 anos de experiência neste campo.
- Cursos e oficinas em Autogestão, Relações de Trabalho, Condições de Trabalho, Trabalho e Educação.
- Cooperativismo e autogestão, assessoramento técnico-administrativo e estudos de viabilidade econômico-financeiros.
Nosso ideário se baseia na crença de que um mundo novo e superior é possível com uma produção de alimentos pautada pelo respeito aos limites do planeta, pela justiça social e pela cooperação na construção de uma sociedade justa e solidária.